O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

34ª edição do Festival Teatro Construção arranca a 9 de outubro

08-10-2021

A Vila de Joane será o palco do teatro de 09 a 31 de outubro, graças à 34.ª edição do Festival de Teatro Construção. Com programação direcionada ao público geral aos sábados, pelas 21h30, e para as crianças e as famílias aos domingos, pelas 17h30, o Centro Cultural da Juventude de Joane, na sede da Associação Teatro Construção (ATC), será o palco de oito atuações.

O festival é organizado pela Associação Teatro Construção (ATC). O acesso às apresentações está condicionado à aquisição de bilhete, havendo descontos para os sócios da ATC, estudantes e reformados, assim como gratuitidade de assistência para crianças, aquando a compra de um ingresso.

No dia 9 de outubro, o arranque será com «Retratos Imorais» por João Guisande, seguido, no dia 10, pel’«Os Contos do Lápis Verde»,  pelo Pé de Vento. Já no dia 16, sobe ao palco o Grupo de Teatro de Amadores da ACERT com «CAR12», e no dia seguinte, o Teatro e Marionetas de Mandrágora com «O meu avô consegue voar». No fim de semana posterior, atua a CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã, que leva a cena «(a)Deus de Sofia», assim como Partículas Elementares, que apresenta «Ninho». As últimas sessões do festival acontecem nos dias 30 e 31 de outubro, com as peças «Fardo» do Peripécia Teatro e «Os grandes não têm grandes ideias» da associação Fértil Cultural.

Recorde-se que o ATC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede em Joane, Vila Nova de Famalicão, que abrange atividades de índole cultural, social e desportiva. Criada em 1977, a sua origem remonta a 1972, ano em que um grupo de jovens, na sua maioria oriundos da Juventude Operária Católica, começa a desenvolver um projeto teatral que passou a designar-se «Teatro Construção». Promove, anualmente, um festival de teatro que impulsiona a divulgação do trabalho das melhores companhias de teatro português, tendo a primeira edição ocorrido em 1978.

Para mais informações consulte: www.atc.pt .

752 leituras