O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Festival Internacional de Órgão com concertos em Ribeirão, Gondifelos e Landim

14-10-2021
O FIO – Festival Internacional de Órgão está de regresso a Vila Nova de Famalicão para a sétima edição. A semana principal de concertos decorrerá de 22 a 31 de outubro em freguesias de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, sendo que os concertos de órgão em território famalicense decorrem nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Ribeirão, Gondifelos e Landim, respetivamente.

O arranque oficial da 7ª edição do FIO será no dia 22 de outubro, com um Recital de Órgão, pelas 21h00, no Mosteiro de Santo Tirso, protagonizado pelo músico italiano, Andrea Macinanti.

A passagem do festival pelo concelho famalicense será pelas mãos do músico alemão Franz Hauk na Igreja Matriz de Ribeirão, a 29 de outubro, pelas 21h00. Já no dia seguinte, é a vez do organista polaco Radoslaw Marzec protagonizar um concerto na Igreja Matriz de Gondifelos, pela mesma hora.

A derradeira atuação desta sétima edição do festival, acontece no dia 31 de outubro, no Mosteiro de Landim com um concerto de sacabuxa, baixão e órgão pelo grupo Ministriles de Marsias, pelas 17h00.

Recorde-se que o FIO é organizado pela Tagus - Atlanticus Associação Cultural, uma associação cultural sem fins lucrativos que desde 2011 realiza eventos com o intuito de divulgar e promover a cultura e o património ibero-americano, e pela empresa JMS Organaria, fundada em 2015 e especializada na construção de tubos de palheta para órgãos e no restauro de instrumentos históricos. O festival decorre nos territórios de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, devido ao facto de se tratarem das localidades com a maior concentração de empresas do ramo da organaria em Portugal, inclusive produção de tubos e componentes para alguns dos mais importantes órgãos do mundo.

Mais informações em: www.festivalinternacionaldeorgao.com

1954 leituras